Meu filho tem perda auditiva, e agora?

Você acabou de receber o diagnóstico de perda auditiva do seu bebê ou do seu filho pequeno e não sabe exatamente o que fazer?

"Assim que recebi o diagnóstico, meu mundo desabou!"

- Cristiane T. Gontijo, de Belo Horizonte

Você acabou de receber o diagnóstico de perda auditiva do seu bebê ou do seu filho pequeno? Desde então, quantas vezes você já pesquisou na internet sobre isso?

Apesar de você estar desnorteado e assustado, os médicos devem ter dito que seu filho pode se beneficiar da tecnologia e da reabilitação auditiva para ouvir melhor ou voltar a ouvir!

Caso você ainda ache que “todo surdo é mudo”, “todo surdo se comunica através de língua de sinais”, ou “todo surdo estuda em escola especial”, é hora de abandonar essas ideias. E conhecer todos os caminhos possíveis para o seu filho.

S

O CAMINHO DA REABILITAÇÃO AUDITIVA

Amor, carinho e informação. Muita informação!

O processo para fazer um bebê ou criança com perda auditiva se ouvir melhor ou voltar a ouvir, chamado “reabilitação auditiva”, é um processo que envolve a tecnologia, idas a médicos e a especialistas, e muitas questões emocionais ligadas à auto-estima e até mesmo à vergonha.

É preciso estar cercado de especialistas e consumir muita informação. Nem todos os pais:

  • Têm acesso fácil à informação de qualidade
  • Moram nas grandes cidades
  • Podem pagar consultas particulares com médicos otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos especializados em surdez e reabilitação auditiva para sanar todas as suas dúvidas.

Você talvez nem consiga lidar emocionalmente com o diagnóstico, nem esteja conseguindo entender direito o que está acontecendo e o que você pode fazer.

Você está investindo tempo e energia indo a várias consultas e pesquisando na internet, que está repleta de informações desatualizadas sobre o assunto.

Este curso foi criado especialmente para pais de crianças com perda auditiva que estão com dificuldades:

EMOCIONAIS

Estão com dificuldade de lidar emocionalmente com o diagnóstico, sem entender direito o que está acontecendo e o que podem fazer.

DE INFORMAÇÃO

Estão gastando tempo e energia pesquisando na internet, que está repleta de informações vagas e desatualizadas sobre o assunto.

DE RECURSOS

Os recursos financeiros não são suficientes para ter acesso a um acompanhamento contínuo de profissionais especializados que possam sanar todas as dúvidas.

TEDx Talks Surdos Que Ouvem

Você tem receio das perguntas difíceis que seu filho fará?

Você gostaria de ser aconselhado por quem lida com crianças e adultos com perda auditiva todos os dias?

Você se sente inseguro a respeito do futuro do seu filho?

Você gostaria de ter mais ferramentas para melhor desenvolvê-lo?

Você volta dos consultórios com mais perguntas do que respostas?

Você fez a escolha pelo caminho da reabilitação auditiva para o seu filho surdo?

Se respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, saiba que este Curso Para Pais vai te ajudar a apoiar o seu filho cada vez mais e melhor.

O curso é um guia para os pais iniciantes no mundo da perda auditiva (surdez) , indo desde o susto inicial, passando pelo entendimento da surdez e suas causas, os métodos de diagnóstico e chegando às opções de tratamento.

Nosso objetivo é mostrar a vocês, pais de crianças com perda auditiva, todas as possibilidades que a tecnologia e a reabilitação auditiva oferecem, e como isso impacta o futuro e as oportunidades que elas terão.

O QUE VOCÊ VAI LEVAR?

doctor
AULAS COM EXPERTS

30 aulas com experts em surdez e reabilitação auditiva.

group
GRUPO EXCLUSIVO

Acesso ao Telegram de alunos do curso

sale
DESCONTOS ESPECIAIS

Prioridade na compra de ingressos de Workshops Presenciais

Para quem é recomendado o
​Curso Para Pais de Crianças com Perda Auditiva?

Conteúdo do Curso

Módulo 1

Aula 01: Meu Filho é Surdo! E Agora?

Aula 02: O Susto e as Emoções Envolvidas

Aula 03: Causas, Tipos e Graus de Surdez

Aula 04: Tratamento das Perdas Auditivas Leves e Moderadas

Aula 05: Tratamento das Perdas Auditivas Severas e Profundas

Aula 06: O Papel dos Pais na Estimulação da Linguagem

Aula 07: A Importância da Autoestima na Criança Surda

Aula 08: Direitos da Criança Surda

Aula 09: Implante Coclear

Módulo 2

Aula 10: Para os Pais Que Estão Iniciando a Jornada da Surdez

Aula 11: Não Tenha Vergonha Que Seu Filho Use Aparelho Auditivo

Aula 12: Atitudes Que Você Deve Evitar Pelo Bem do Seu Filho

Aula 13: Conselhos Para Pais de Crianças Surdas-parte 1

Aula 14: Conselhos Para Pais de Crianças Surdas-parte 2

Aula 15: Como Lidar Com o Bullying

Aula 16: A Nova Geração de Surdos Que Ouvem

Aula 17: Estratégias Para Vencer as Dificuldades Práticas do Dia-a-Dia

Aula 18: Como Lidar com a Curiosidade das Outras Pessoas

Aula 19: O Que Você Pode Fazer Pelos Outros Pais

Aula 20: Aparelhos Auditivos

Aula 21: Autoadvocacia e tecnologias em sala de aula

Aulas Extras

Aula 22: Introdução ao capacitismo

Aula 23: Perguntas e Respostas da Psicologa, Parte I

Aula 24: Perguntas e Respostas da Psicologa, Parte II

Aula 25: Será que meu filho vai falar?

Aula 26: Perguntas e Respostas com a Fonoaudióloga Reabilitadora

Aula 27: Perguntas e Respostas sobre implante coclear

Aula 28: Perguntas e Respostas sobre surdez com Dr. Luciano Moreira

Aula 29: Perguntas e Respostas sobre implante coclear com Dr. Luciano Moreira

Aula 30: Futuro anticapacitista com Lau Patron

Aula 31: Capacitismo e Surdez com Paula Pfeifer

Sobre
Paula Pfeifer

Até 2013, eu não conseguia mais ouvir música, atender um telefonema ou compreender a voz humana. A prisão do silêncio me sufocava, e eu sentia muito medo de sair dela. Mas, depois que permiti que a tecnologia revolucionasse a minha vida, pude me tornar uma ativista da surdez, e ajudar milhares de pessoas a sair dessa prisão. Foi a melhor coisa que já fiz na vida.

Em 2019, venci o Facebook Community Leadership Program e tive acesso a um fundo de 1 milhão de dólares para criar e executar o projeto Surdos Que Ouvem, que levou informação de qualidade a milhões de pessoas em todo o Brasil, América Latina e Portugal. Milhares dessas pessoas se tornaram surdos que ouvem.

Lidero a maior comunidade voltada a pessoas com algum grau de surdez que são usuárias de tecnologias auditivas no Brasil – somos mais de 15.000 pessoas num grupo fechado no Facebook. Crio conteúdo sobre surdez, aparelhos auditivos e implante coclear há uma década. Escrevi dois livros – Crônicas da Surdez e Novas Crônicas da Surdez – e ambos já foram traduzidos para o inglês e o espanhol.

Já dei palestras no Google, Facebook, Avon, Women of Tomorrow, WPP Stream, TEDx Talks e em inúmeras outras empresas sobre surdez e tecnologia, e milhares de pessoas acompanham meu trabalho. Ser um Surdo Que Ouve é uma realidade para milhões de pessoas no mundo inteiro, e espalhar esse conhecimento é fundamental.

Sobre
Dr. Luciano Moreira

Meu interesse pela audição vem muito antes de eu ouvir falar em implante coclear ou reabilitação auditiva. O ano era 1992 e eu estava no segundo ano da faculdade de medicina. Sendo amante da música e sem mais interesses específicos dentro da área médica, os mistérios sonoros me direcionaram para a otorrinolaringologia. Foi assim que o fascínio pela audição se transformou no trabalho que venho exercendo nos últimos 23 anos.

Terminei minha graduação em medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora em 1997 e a residência médica em Otorrinolaringologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2000, tendo no mesmo ano obtido o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela então Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia. Fui bolsista em Cirurgia do Ouvido e da Surdez da Fundação Georges Portmmann (Bordeaux, França) entre 2000 a 2001. E foi lá que acompanhei meus primeiros implantes cocleares.

O trabalho junto com Paula e o Projeto Surdos Que Ouvem me ajudou a abrir uma nova frente de atuação na minha missão que antes eu cumpria apenas no consultório e nas salas de cirurgia: Levar sons e audição a todos que precisam!

Professores Convidados

Carla

Carla Rigamonti
Psicóloga

cris

Cristiane Toledo Gontijo
Mãe de surdos que ouvem

Luciana

Luciana Noschese Correia-Scarabeli
Assistente Social

Marcia

Marcia Cavadas
Fonoaudióloga

Mariana

Mariana Guedes
Fonoaudióloga

Sandra

Sandra Giorgi Santanna
Fonoaudióloga

Promoção Especial alunos da
Segunda Turma:

DÚVIDAS FREQUENTES

Não é possível fazer download dos vídeos, mas você poderá assisti-los durante o período de 1 (um) semestre, a qualquer hora

Sim. As aulas podem ser vistas do celular ou do computador.

Após aprovação do seu pagamento, o curso ficará disponível durante 6 meses. Você pode assistir às aulas quantas vezes desejar durante este período, a contar a partir da data da aprovação da sua compra.

Como vocês sabem, entre 2019 e 2020 criamos e executamos o projeto Surdos que Ouvem. Ele foi possível após termos vencido o Facebook Community Leadership Program pela América Latina (foram mais de 6.500 inscritos no mundo inteiro). Durante esse período, o Facebook financiou a criação de uma campanha publicitária de vídeos, a execução dos eventos Conexões Sonoras pelo Brasil, o treinamento de novos líderes e o planejamento e gravação de um curso online.

O impacto e os frutos desse projeto não podem ser totalmente mensurados em números ou em palavras. Foram tantas vidas transformadas com a ajuda de toda a comunidade dos surdos que ouvem e, claro, com os recursos disponibilizados pelo Faceboook.

Um dos principais objetivos do projeto era criar sustentabilidade financeira, para que possamos seguir em frente após o fim do FCLP.

É chegada então a hora desse desafio! Nosso foco sempre foi e continuará sendo as pessoas com deficiência auditiva e suas famílias. São essas as vidas que queremos continuar a mudar. Nosso grupo no Facebook, nossas redes sociais e o site SQO continuarão a oferecer conteúdo gratuito de qualidade, e agora somos também um negócio social que se dedica a criar uma série de infoprodutos pagos para viabilizar nossos futuros projetos e ações, bem como o nosso trabalho e da nossa equipe.

Sim. Ao assistir 100% das aulas, você pode baixar o seu certificado de realização do curso.

Sim, muitas instituições de ensino superior aceitam certificados de cursos livres como comprovação do cumprimento das horas complementares.

– Pais que acabaram de receber o diagnóstico de surdez (ou receberam há pouco tempo) do seu bebê ou criança e se sentem perdidos neste mundo novo

– Pais que estão inseguros quanto a seguir o caminho da reabilitação auditiva

– Pais que receberam o diagnóstico há pouco tempo mas já decidiram seguir o caminho da reabilitação auditiva

– Pais que estão no armário da surdez

– As aulas também são recomendadas para fonoaudiólogos interessados em audiologia e reabilitação auditiva e para psicólogos que desejam atender melhor seus pacientes que fazem parte deste universo

– Pais com muitos anos de experiência no assunto surdez

– Pais que não pretendem seguir o caminho da reabilitação auditiva

Módulo 1

Aula 01: Meu Filho é Surdo! E Agora?

Aula 02: O Susto e as Emoções Envolvidas

Aula 03: Causas, Tipos e Graus de Surdez

Aula 04: Tratamento das Perdas Auditivas Leves e Moderadas

Aula 05: Tratamento das Perdas Auditivas Severas e Profundas

Aula 06: O Papel dos Pais na Estimulação da Linguagem

Aula 07: A Importância da Autoestima na Criança Surda

Aula 08: Direitos da Criança Surda

Aula 09: Implante Coclear

Módulo 2

Aula 10: Para os Pais Que Estão Iniciando a Jornada da Surdez

Aula 11: Não Tenha Vergonha Que Seu Filho Use Aparelho Auditivo

Aula 12: Atitudes Que Você Deve Evitar Pelo Bem do Seu Filho

Aula 13: Conselhos Para Pais de Crianças Surdas-parte 1

Aula 14: Conselhos Para Pais de Crianças Surdas-parte 2

Aula 15: Como Lidar Com o Bullying

Aula 16: A Nova Geração de Surdos Que Ouvem

Aula 17: Estratégias Para Vencer as Dificuldades Práticas do Dia-a-Dia

Aula 18: Como Lidar com a Curiosidade das Outras Pessoas

Aula 19: O Que Você Pode Fazer Pelos Outros Pais

Aula 20: Aparelhos Auditivos

Aula 21: Autoadvocacia e tecnologias em sala de aula

Aulas Extras

Aula 22: Introdução ao capacitismo

Aula 23: Perguntas e Respostas da Psicologa, Parte I

Aula 24: Perguntas e Respostas da Psicologa, Parte II

Aula 25: Será que meu filho vai falar?

Aula 26: Perguntas e Respostas com a Fonoaudióloga Reabilitadora

Aula 27: Perguntas e Respostas sobre implante coclear

Aula 28: Perguntas e Respostas sobre surdez com Dr. Luciano Moreira

Aula 29: Perguntas e Respostas sobre implante coclear com Dr. Luciano Moreira

Aula 30: Futuro anticapacitista com Lau Patron

Aula 31: Capacitismo e Surdez com Paula Pfeifer

Carla Rigamonti, Psicóloga

Luciana Noschese Correia-Scarabeli, Assistente Social

Marcia Cavadas, Fonoaudióloga

Mariana Guedes, Fonoaudióloga

Sandra Giorgi Santanna, Fonoaudióloga

Cristiane Toledo Gontijo, mãe de surdos que ouvem

Não encontrou resposta para sua dúvida?

Entre em contato conosco através do email paula@surdosqueouvem.com
Feito com ♥ por Paula, do Grupo Crônicas da Surdez.
Termos de UsoPolíticas de privacidadePreciso de ajuda 

aviso legal: o acompanhamento médico é imprescindível para a segurança do(a) comprador(a)